As minhas dicas para perder peso

image

O metabolismo  ajuda a queimar calorias para nos oferecer enegia utilizada em todas as funções do nosso organismo, e assim auxilia, e muito, a manutenção de peso, mas como podemos ajudar o nosso metabolismo a trabalhar mais rápido e queimar mais calorias? Aqui vai algumas dicas:
1. Faça exercícios:
Fazer exercícios físicos, principalmente musculação, faz com que ganhemos mais músculos, e quanto mais massa muscular ganharmos, mais energia vamos gastar para a manter. No entanto, sem uma alimentação equilibrada entre o consumo e o gasto energético, a musculação não oferece diferença na perda de peso.
Alem de ajudar na perda de peso, praticar exercícios físicos faz bem ao coração!
2. Não salte refeições:
Quando saltamos refeições o nosso metabolismo começa a armazenar mais energia, pois nosso organismo não sabe quando iremos fazer nossa próxima refeição. Mas quando adquirimos o hábito de fazer várias refeições durante o dia, em horário próximos, nosso metabolismo começa a queimar mais calorias.
Nunca deixe de tomar o pequeno-almoço, pois esta é a refeição mais importante do dia. É pela manhã que o nosso metabolismo está mais acelerado e precisa de mais energia, portanto se não nos alimentarmos de manhã o metabolismo irá diminuir o consumo de energia durante todo o dia.
3. Durma bem:
Quando não dormimos o suficiente para podermos realmente descansar, o metabolismo fica mais lento, pois ele irá economizar energia. Já se dormimos todos os dias, uma média de 8 horas, o nosso metabolismo sabe que pode gastar energia, pois iremos recuperar- lá durante o sono.
4. Beba muita água:
O nosso organismo precisa de água para quase todas sua funções básicas, portanto com pouca água o motabolismo demora mais para gastar as calorias.
5. Produção hormonal:
Em alguns casos, a dificuldade na perda de peso pode ser consequência da diminuição da produção de hormonas pela glândula tiróide, o chamado hipotireoidismo. Para saber se a sua  produção hormonal está regular consulte um endocrinologista.
6. Escolha os alimentos corretos:
Inclua na sua dieta alimentos que auxiliem o funcionamento da glândula da tiróide. Portanto, escolha boas fontes de potássio, cálcio e mágnésio:
Fontes de Potássio: Damasco, Banana, Cenoura, Salsa, Ervilhas, Salmão, Sardinha, Espinafre, Cereais integrais;
Fontes de Cálcio: Brócolos, Couve flor, Couve manteiga, Semente de gergelim, Lentilha, Semente de girassol;
Fontes de Magnésio:  Amêndoas, Maçãs, Pêssegos, Abacate, Castanha do Pará, Arroz integral, Salsão, Figo, Peixe, Salsa e Uvas

Outras dicas:

Consuma fibras: As fibras aumentam o tempo de digestão, o que ajuda a diminuir os picos de hiperglicemia, açúcar e excesso no sangue, que aumentam a fome e a vontade de comer doces.
De preferência a frutas cítricas, pois  são diuréticas e diminuem a retenção de líquidos.

Consuma alimentos termogénicos: (veja aqui) Aumentam a temperatura interna corporal e consequentemente acelera o nosso metabolismo.

Mas Lembre-se:
As dicas acima são para a população adulta e saudável em geral.
Para um orientação específica procure um nutricionista próximo de si!

Nutricionista Denise Gomes

Post introduzido por Denise Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *