Água com limão emagrece? – Guia completo

Nas minhas consultas recomendo sempre beber água com limão, mas porquê Nutri? na verdade o que mais querem saber é…se emagrece.

O hábito de beber água com limão em jejum  popularizou-se depois da fama que esta bebida  ajudaria emagrecer, além de fazer um detox no organismo. Mas será que estes benefícios são verdadeiros?

Primeiro,  é errado afirmar que a bebida emagrece, afinal, se  a ingerir todos os dias e não manter uma boa alimentação e atividade física, de nada irá adiantar. Não há milagres. O importante é inserir este hábitos num conjunto de ações saudáveis.

No entanto, o limão é uma fruta cheia de benefícios. Um deles é o seu efeito adstringente, responsável por eliminar gases e dissolver excessos de gorduras. Neste caso, a bebida pode sim contribuir para o emagrecimento, desde que aliada a hábitos saudáveis.

O efeito depurativo do limão, por sua vez, ajuda a limpar o sangue e as células, sendo assim, a bebida realmente faz um detox no organismo.

Outros benefícios desta fruta amarga e poderosíssima:

  • Efeito digestivo: ajuda na salivação e prepara o organismo para uma digestão mais eficiente. Pré-digere alimentos densos como hidratos de carbono complexos, proteínas e gorduras.
  • Efeito mineralizante: ajuda o organismo a fixar sais minerais como ferro, cálcio, potássio, magnésio, entre outros.
  • Efeito antibacteriano e antivirótico: por ser uma bebida alcalina, atua como antibiótico natural e detém o avanço de infecções internas.
  • O sabor azedo dá a ideia que aumenta a acidez no organismo. Mas não é o que acontece. O limão tem ação alcalinizante (outro mérito do ácido cítrico) e, por isso, deixa o pH do sangue e de outros líquidos corporais menos ácidos. Isso favorece o funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo, facilitando a perda e a manutenção do peso. Por ter ação antisséptica, ele ainda combate os microrganismos inimigos que provocam fermentação no estômago e no intestino. Ou seja, é um alimento que pode evitar o acúmulo de gases.
  • Os antioxidantes presentes no limão combatem os danos provocados pelos radicais livres. Por outras palavras, retardam o envelhecimento precoce da pele. A vitamina C presente neste alimento também é importante para a produção de colagénio, uma proteína que dá firmeza e elasticidade à pele.
  • Beber água com limão com regularidade pode ajudar a eliminar a acidez total do corpo, incluindo o ácido úrico nas articulações, que é uma das principais causas de dor e inflamação.
  • Mais energia. O limão é um dos poucos alimentos que contêm íons com carga mais negativa, proporcionando ao nosso corpo mais energia quando entra no trato digestivo.

Por que em jejum?

Começar o dia a beber água com limão facilita as reações de digestão do organismo e auxilia a eliminação de restos de metabólitos que foram produzidos durante a sua noite de sono.

Mesmo quem opta pelo sumo detox no desjejum, pode tomar a água com limão. O ideal é tomar a bebida 15 minutos antes do sumo. Para preparar a água com limão, basta espremer meio limão num copo com água morna.

Dicas sobre o consumo da água com limão em jejum

  • Apesar da bebida não ter contraindicações, é normal, nos primeiros dias, sentir náuseas, enjoos, ânsia, diarreia, gosto mau na boca, dor de cabeça, cansaço e até comichão. Estes sintomas são comuns e indicam que o corpo está a desintoxicar. É uma resposta muito rápida de um organismo que certamente está a consumir alimentos menos bons há muito tempo, e na primeira oportunidade  inflama e libera.
  • A água com limão em jejum pode ser tomada diariamente, entretanto, não é necessário exagerar no consumo. O ideal é tomá-la apenas em jejum e antes do almoço, para facilitar a digestão.

Nutricionista Denise Gomes

Post introduzido por Denise Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *