DIA DA MULHER – 2018

Parabéns a todas as mulher guerreiras que somos, pela força que temos, pelo espaço que adquirimos na sociedade e pela determinação. Trabalhamos, cuidamos da casa, da família, cão e do piriquito e ainda temos energia. Mas para potencializar os nossos super-poderes alguns cuidados com a alimentação são indispensáveis, para se ter boa saúde e beleza.

NUTRIENTES ESSENCIAIS para as guerreiras:

  • Isoflavona: É um fitoestrogénio, ou seja, é uma substância naturalmente encontrada na soja que se assemelha à hormona estrogénio. Por isso, acaba por atuar no organismo como se fosse a hormona  feminina, sendo assim, diminui os sintomas da TPM, como irritabilidade, depressão e insónia e também da menopausa, reduzindo aquelas ondas de calor. A isoflavona atua também reduzindo a manifestação do cancro de mama. Alguns dos alimentos que possuem são: grãos de soja, proteína texturizada de soja, leite de soja, tofu, linhaça e brotos de alfafa.
  • Piridoxina ou Vitamina B6: A mulheres, em geral, sofrem com a retenção de líquidos e a vitamina B6 consegue ajudar bastante nesse sentido. Só para constar, esse inchaço pode ser causado por alterações hormonais, problemas no coração, nos rins, no fígado ou mesmo na tiróide, sedentarismo, alimentação desequilibrada, medicamentos e calor excessivo. A vitamina B6 é encontrado, por exemplo, no gérmen de trigo, salmão, frango, fígados, nos legumes, nos cereais integrais, na banana e na batata.
  • Triptofano: É precursor da serotonina, que é responsável por regular o sono, o apetite, o humor, a sensibilidade a dor, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal e as funções intelectuais. Para as mulheres é tão importante, pois atua no controle da ansiedade, da depressão, do humor, da agressividade, do comportamento compulsivo, além de diminuir a vontade de comer doce, que é muito frequente nas mulheres. As fontes alimentares são: carnes magras, peixes, leites e iogurtes magros, queijos magros, castanhas e feijões.
  • Cálcio:  Este mineral é o mais abundante no corpo. As suas reservas fazem-se na infância, daí a importância do seu consumo nessa fase. Na gestação e na lactação, são necessários em maior quantidade para suprir mãe e filho. A partir dos 50 anos, começa-se uma perda da quantidade das reservas corporais, daí pode surgir a osteoporose. Os alimentos ricos em cálcio são: vegetais verde-escuro como brócolos, espinafre, rúcula e agrião, sementes de sésamo, leite e derivados.

Super smoothie para mulheres:

– 2 porções de espinafre congelado ou 1 mão cheia de espinafre fresco

– 20g de aveia

– 1 banana

– 200ml de bebida de soja

Triture tudo no liquidificador até obter um líquido cremoso e já está 💚

Nutricionista Denise Gomes

Post introduzido por Denise Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.